O Treinamento Funcional (TF) pode parecer novidade para muitos, mas é um tipo de treinamento usado há muito tempo por atletas de diversas modalidades esportivas, sendo utilizado hoje para modalidades de luta (MMA, Jiu Jitsu, Muay Thai...), modalidades onde se requer equilíbrio como nos esportes com prancha, natação e no próprio futebol. Quem nunca viu um jogador treinando preso por um elástico na cintura? Diversos atletas do jiu jitsu de renome internacional como André Galvão, Michel Langhi e Luana Alzuguir (todos campeões mundiais de jiu jitsu) fazem uso do treinamento funcional para buscarem uma performance cada vez melhor em seus combates.
Não se caracteriza como uma modalidade de treino e sim uma forma de se treinar determinada especificidade utilizada pelo atleta, o que facilita respeitar um dos princípios básicos do treinamento, a individualidade biológica, o que quer dizer que cada indivíduo tem seus limites, dificuldades, enfim, suas características específicas que normalmente diferem das outras pessoas. Diferente de um treinamento realizado apenas com exercícios de musculação, o TF, na maioria das vezes, não trabalha com os músculos isoladamente e sim com movimentos que possam beneficiar os conjuntos musculares que o atleta necessita para realizar os movimentos que mais se assemelham com a sua realidade.
Outra coisa que chama atenção quando vemos um atleta realizando exercícios funcionais são os materiais utilizados. Bolas de fitness, elásticos, cordas, Bosu ball, escada de coordenação, kettlebell e medicine Ball são alguns dos equipamentos utilizados em Treinamento Funcional. Nas próximas edições desta coluna, trarei mais detalhadamente cada um destes equipamentos com exemplos de exercícios utilizados em modalidades de combate, bem como seus benefícios para o atleta praticante. O ambiente também influencia na hora de montar uma boa rotina de treinamento funcional, podendo variar os locais das sessões de treino. Tatame, beira de praia ou cancha de areia, praças e escadarias podem se tornar excelentes locais para a realização do seu treino, isto diminuirá o fator de stress de se treinar sempre no mesmo local, tornando a rotina de treinamento mais prazerosa.
Além da força, o equilíbrio, agilidade e coordenação motora são qualidades físicas muito importantes para atletas de modalidade de combate, pois faz toda a diferença na hora de esquivar-se de um golpe ou quando é preciso estabilizar o corpo para não ser raspado no jiu jitsu. Realizando um Treino Funcional adequado e preparado por um profissional credenciado, você poderá ter ótimos resultados na melhora destas qualidades, proporcionando uma evolução gradativa em seu desempenho esportivo.
Um Abraço, Clauber.

Nenhum comentário:
Postar um comentário